Faltando 30 dias para começar O Maior São João do Mundo 2017, em Campina Grande, no Agreste paraibano, as mudanças na estrutura já podem ser percebidas no entorno do Parque do Povo. O evento acontece entre os dias 2 de junho e 2 de julho, com 31 noites de festa. No dia 25 de maio, toda a estrutura deve estar concluída, segundo a empresa organizadora do evento.
No Parque do Povo, serão 224 quiosques e barracas para venda de bebidas e comidas, além 31 camarotes e dois palcos fixos para shows, sendo um maior na parte superior do parque do povo e outro menor da parte inferior da arena. Além disse, ainda na parte superior estão sendo montadas as ilhas de forró.
A cidade cenográfica está sendo montada e a representação da antiga Vila Nova da Rainha já está quase pronta. A réplica da Catedral de Campina Grande está com a estrutura de metal montada e aguarda o revestimento. Também já está sendo preparado um espaço para a montagem da “fogueira gigante”. Ainda na parte inferior, as barracas e quiosques estão sendo montados nas laterais, deixando mais espaço para os fluxos de pessoas.
Já na parte superior do Parque do Povo, estão ocorrendo as maiores mudanças. O palco agora vai ter um formato 360 graus, localizado no meio da arena de shows. Já os camarotes saíram das laterais e foram para o espaço onde ficava o palco principal na edição do ano passado. Além de ter um formato 360 graus, o palco terá quatro passarelas, que vão proporcionar uma maior interação entre os artistas e o público.
Visita técnica
Nesta terça-feira (2), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fizeram a primeira visita técnica para avaliar a estrutura do Parque do Povo e planejar o esquema de segurança e de combate a incêndios e operações de resgate. A comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM), tenente-coronel Josilene Sales aprovou a mudança e disse que o novo formato deve facilitar o fluxo e de pessoas e garantir maior facilidade para evasões em caso de emergência.
“O objetivo é orientar a empresa sobre a localização das saídas de emergência, do corredor de emergência e o posicionamento das câmeras para que o Corpo de Bombeiros também tenha acesso para auxiliar as equipes. Pelo menos a concentração de pessoas na área do palco já está melhor, pois o público vai ser distribuído em quatro localidades”, disse ela.
100 câmeras de segurança
Para realizar o monitoramento do que acontece dentro do Parque do Povo e nas ruas próximas, a Polícia Militar vai contar com um sistema com 100 câmeras de segurança, sendo 4 delas com captação em 360 graus, instaladas em locais altos e estratégicos, além de um drone. Também vai ser montado um camarote para a segurança pública, onde será montada a central de monitoramento de câmeras.
Outra mudança para a edição deste ano é que a estrutura da festa está sendo isolada das casas e estabelecimentos da Rua Sebastião Donato. Antes, moradores e comerciantes desta rua eram integrados à festa. O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBBM), tenente-coronel Lamarke Victor, disse que o isolamento vai garantir mais segurança e controle de entrada e saída de pessoas e produtos.
“Esse ano ele [o Parque do Povo] vai estar realmente isolado. Então isso permite que todas as pessoas que aqui estiverem passem pela revista e se tenha um controle de entrada e saída, inclusive os comerciantes”, disse o comandante da Polícia Militar.
Acessibilidade
De acordo com o projeto de montagem do Parque do Povo, as entradas do evento terão todas rampas de acesso para cadeirantes. No setor superior, onde fica o palco principal, também vai ser montado um camarote exclusivo para cadeirantes, com visão privilegiada do palco principal.
Trem do Forró
A locomotiva forrozeira, conhecida como também como o “Trem do Forró”, vai sair nos dias 10, 11, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho. Nas viagens, o trem sai da estação velha de Campina Grande e segue para o distrito de Galante, na zona rural, pela manhã, às 10h, e passa o dia no distrito – onde há restaurantes, bares e shows em palco. O retorno ocorre por volta das 16h. Em cada trecho (ida ou volta), o percurso é de 20 quilômetros e dura cerca de 2h30.
O trem tem sete vagões livres, onde os passageiros podem ficar em pé e dançar. Em cada vagão vai um trio de forró pé-de-serra e os passageiros podem passar de um para o outro. A cada viagem, o “Trem do Forró” leva até mil passageiros. O ingresso custa de R$ 125 a R$ 150 (dependendo do lote) e dá direito ao kit com camisa, ingresso, pulseira e café da manhã. Dentro do trem há estrutura para venda de bebidas, atendimento médico e café da manhã.
Casamento Coletivo
No casamento coletivo durante o São João 2017 de Campina Grande, 100 casais poderão oficializar a união estável, em caráter civil. O Casamento Coletivo será realizado na Pirâmide do Parque do Povo, a partir das 19h, no dia 12 de junho, véspera dos festejos de Santo Antônio. A Prefeitura de Campina Grande custeia os trâmites cartoriais, aluguel do vestido de noiva, buquês, terno do noivo, maquiagem e o penteado para as noivas.
G1