A Polícia Civil da Paraíba, em continuidade às investigações da Operação Gabaritos, deflagrou na madrugada desta terça-feira a 3ª fase da operação, com a participação de 20 policiais de diversas Delegacias, que deram cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão nas residências de investigados, situadas nos bairros de Portal do Sol, Seixas, Miramar, Valentina, Mangabeira e Centro de João Pessoa e na cidade de Cabedelo/PB.
Durante a operação foram apreendidos documentos relacionados a concursos públicos, atestados médicos, laudos periciais em branco (Prefeitura de Santa Rita) e documentos relacionados a licitações públicas do estado de Alagoas.
No cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram presos parentes de investigados na OPERAÇÃO GABARITO, sendo eles a pessoa de Walter Leal da Silva, aposentado, 72 anos, (posse irregular de arma de fogo) e sua filha Yanyara Pessoa Leal, estudante de Direito de 39 anos, que se apresentou como Advogada e foi autuada pelo crime de falsa identidade com estes suspeitos foram apreendidas armas brancas e um arma de fogo com 10 munições.
A 3ª fase da operação tem como objetivo principal a análise do material apreendido e a identificação de membros da ORCRIM que ainda estejam em liberdade. Durante esta fase foram encontrados documentos importantes, como planilhas de valores de cargos públicos, o planejamento para o ano de 2017 (concursos futuros que seriam fraudados) e planilhas com o nome de diversos candidatos e membros da ORCRIM.
A Polícia Civil irá encaminhar todas as provas apreendidas à justiça, com o relatório de análise e individualização das condutas de todos os membros da ORCRIM identificados. Até o presente momento a Polícia Civil já identificou mais de 100 pessoas envolvidas diretamente nas fraudes em concursos públicos em diversos estados do Brasil e encontrou provas que indicam que mais de 1000 pessoas foram beneficiados pelo esquema criminosos (candidatos).
A Operação Gabarito terá a sua continuidade, com o aprofundamento de cada concurso fraudado no estado da Paraíba e com o envio de cópia integral das provas encontradas a outras instituições, para a instauração de investigações específicas nos outros estados, o que será feito ainda nessa semana, diligências que farão parte da 4ª Fase da Operação Gabarito.