Os quatro meses do terceiro mandato do prefeito Renato Mendes (DEM) já têm rendido bons frutos na cidade de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, e ganha reconhecimento estadual. O gestor foi eleito prefeito do mês pela conceituada ‘Revista Tribuna’, que tem décadas de atuação no jornalismo paraibano.
A escolha de Renato Mendes pela publicação se deu pelo trabalho do prefeito em diversas áreas: saúde, educação, Ação Social, esporte, dentre outras áreas. Para ‘Tribuna’, a grande repercussão no cenário municipalista credenciou o gestor alhandrense para ser escolhido como ‘Prefeito do Mês’.
“Fico feliz em ter sido escolhido pela revista. Temos muito trabalho pela frente. Pegamos uma prefeitura sucateada mas, aos poucos, estamos dando uma nova cara ao município. Nesses quatro meses já reativamos serviços, melhoramos a frota – que foi encontrada totalmente sucateada, reformamos escolas, equipamos o hospital e PSFs, e recentemente lançamos o projeto social ‘Renda a Mais’, além de entregarmos outros benefícios para nossa população. A gestão começou agora e não temos tempo a perder, vamos fazer a melhor administração que Alhandra já teve, fui eleito para fazer melhor e farei”, destacou o prefeito.
Ao ser empossado no cargo em janeiro, o prefeito tomou uma série de medidas para conseguir ajustar a receita da prefeitura. A nova equipe de governo constatou que a prefeitura possuía um gasto de pessoal em torno de 59% da receita corrente líquida, bem acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mendes ainda herdou dívidas deixadas pelo ex-prefeito Marcelo Rodrigues como: dívidas com a Energisa, Cagepa, falta de repasse de empréstimo consignados aos bancos, deixado os servidores prestes a serem negativados.
Nova Alhandra
Alhandra comemorou em abril 58 anos de emancipação política. Em poucos mais de 100 dias à frente da Prefeitura, Renato Mendes retomou diversas obras, serviços e ações que estavam paralisadas na cidade.
Durante a festa de aniversário da cidade, o prefeito assinou ordens de serviço para reformas, obras, pavimentação e construção, além disso, entregou duas novas ambulâncias, ônibus escolar, instalou a guarda municipal e lançou o programa ‘Renda a Mais’, uma espécie de Bolsa Família municipal, que beneficiará cerca de mil famílias, inicialmente. Foi lançado um pacote de obras no valor de R$ 8 milhões.
A prefeitura entregou duas ambulâncias, tratores (para a zona rural), motos e um carro para a guarda municipal, caminhão frigorífico e ônibus escolar à população.
Em menos de quatro meses de gestão, o prefeito Renato Mendes fez o que não foi feito em quatro anos da gestão passada, por exemplo, adquirir tratores para a Zona Rural, no intuito de auxiliar os agricultores locais.