Nesta quarta-feira (21), na sede do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, acontece a posse da nova Direção Municipal do PT da capital. A partir desta atividade, Luzenira Linhares, eleita com 55,04% (491 votos) através do Processo de Eleições Diretas (PED), será a segunda mulher a presidir o partido.
A nova presidente irá assumir a função junto com os novos membros da Direção Municipal, que foram escolhidos através do que determina a resolução do partido, respeitando as quotas de mulheres, negros e jovens. Com uma forte atuação dentro do PT, de movimentos de mulheres e sindicais, Luzenira Linhares destacou que é um orgulho muito grande, mas também um enorme desafio dirigir o partido.
“Muito já foi feito pelo PT, mas podemos fazer ainda mais, e destaco o fortalecimento da democracia interna e a preparação do partido para os enfrentamentos que estão sendo apresentados. É nossa prioridade, numa conjuntura totalmente adversa à classe trabalhadora, colocar em amplo funcionamento as nossas secretarias setoriais e fortalecer as alianças com os movimentos sociais e sindicais, pois somente com a união poderemos enfrentar o desejo de retrocesso da direita brasileira”, analisou.
Sempre na linha de frente
Luzenira Linhares nasceu na cidade de Condado, na Paraíba, a 377 km de João Pessoa, porém, passou a sua infância e adolescência no município de Patos, no Sertão do estado. Em 1980 começou a sua vida profissional, e trabalhou como telefonista da antiga Telpa (Telecomunicações da Paraíba S.A), ainda na cidade de Patos, até 1982.
Graduada em Serviço Social (UFPB) e em Administração de Empresas pela (Unipê), e totalmente inserida no movimento sindical, através do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel-PB), exerceu funções na Direção de Saúde do Trabalhador, Secretaria Geral e foi eleita presidenta três vezes consecutivas do sindicato, entre 2007 e 2014. No seu currículo também está presente a sua atuação como secretária de Saúde e da Mulher da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações.