Criminosos virtuais têm usado uma falsa promessa de emprego como isca em um golpe compartilhado via WhatsApp. A farsa chega por meio de mensagem e informa à vítima que a rede de supermercados Carrefour está iniciando um processo seletivo com salários de até R$ 1.852. Segundo a empresa de segurança mobile PSafe, em comunicado na última sexta-feira (30), a armadilha já havia afetado mais de 200 mil brasileiros em menos de 24 horas.
Caso o usuário clique no link que acompanha a mensagem com a falsa oferta, é levado a se cadastrar em serviços que efetuam cobranças indevidas ou é induzido a baixar aplicativos falsos. Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda um formulário para se candidatar. Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página que pede que o candidato compartilhe a falsa oportunidade com 15 amigos via WhatsApp, o que contribui para a disseminação do golpe.
Segundo a PSafe, que desenvolve aplicativos gratuitos com funções como antivírus, otimização de performance e economia de bateria, cujas informações foram publicadas no site Leia Já, do Portal NE10, o número de acessos ao golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp.
De acordo com o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, para não se tornar uma vítima de hackers, o usuário de smartphone deve consultar sempre páginas oficiais de empresas para se certificar de que se trata de uma oportunidade verídica. “Os cibercriminosos tendem a desenvolver golpes que, supostamente, atenderiam às necessidades de uma grande parcela da população e ainda utilizam o nome de marcas reconhecidas para trazer credibilidade. Neste caso, aproveitou a dura realidade de milhares de brasileiros que estão à procura de emprego para atrair um número de vítimas”, informa. A PSafe também orienta que, caso o usuário tenha caído no golpe, entre em contato com a operadora do celular para cancelar o serviço de SMS pago.