A defesa do prefeito interino de Bayeux Luiz Antônio (PSDB) vai focar-se em distanciar as declarações do tucano no vídeo – em que aparece supostamente pedindo propina de R$ 100 a um empresário – de alguma relação com a prisão em flagrante do prefeito afastado Berg Lima, em julho deste ano. A informação foi dada pelo advogado do prefeito, Fábio Andrade, ao Blog do Gordinho no início da tarde desta terça-feira (24). Segundo a defesa, Luiz Antônio foi ao encontro a convite do empresário – que já havia sido secretário do município.
De acordo com Andrade, inicialmente a linha de defesa trabalhará sob três aspectos: diferenciação entre as declarações de Luiz Antônio e a prisão de Berg Lima, provar que não existem irregularidades na conversa com o empresário e submeter o vídeo a análise pericial.
“Esse vídeo não tem nada a ver com a prisão em flagrante do prefeito Berg Lima. Ele foi preso por uma atuação do Ministério Público do Estado da Paraíba e da Polícia Civil. Então fazer relação do prefeito Luiz Antônio com essa prisão é um argumento totalmente sem sentido. Que me parece uma tentativa desesperada da defesa de Berg Lima”, disse Fábio Andrade ao Blog do Gordinho.
Para a defesa, o vídeo não comprova irregularidades por parte de Luiz Antônio. “O vídeo não mostra nenhum tipo de irregularidade ou ilegalidade na conduta do prefeito Luiz Antônio. É uma conversa com um empresário sobre fatos políticos de Bayeux, onde se especula que Berg poderia ser cassado, e se fosse cassado ele [Luiz] iria assumir. Nada de anormal nesse diálogo”, afirmou Andrade.
Fábio Andrade esclareceu ainda que quando o vídeo foi gravado Luiz Antônio não era prefeito. Portanto, “não há questão de propina, nem de dinheiro público, negociações, nada em relação a isso. O diálogo não registra nada disso” – justificou.
Conforme o advogado, o vídeo é editado e prejudica qualquer análise mais aprofundada. Para Fábio Andrade, a defesa precisa do vídeo integral para poder analisá-lo. “Precisamos submetê-lo a uma perícia. Estamos tomando conhecimento do fato, e vamos procurar saber e conhecer do vídeo”, adiantou.
Blog do Gordinho