Em seminário realizado nesta quarta-feira (22), representantes do governo da Paraíba apresentaram e discutiram os números alcançados no Ranking Nacional de Competitividade em 2017. No relatório, a Paraíba apareceu como o estado mais bem colocado do Nordeste. As áreas que se destacaram foram a educação e segurança pública. No ranking geral, o estado figurou na 10ª posição. O evento aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
Outros itens que renderam bons números para o estado estão nos itens de Infraestrutura (4º Lugar), Inovação e Potencial de Mercado (8ª posição) e Segurança Pública (14ª posição).
Na educação, em relação à edição passada, o estado ganhou 5 posições (de 19ª para 14ª colocação). Para Luana Tavares, representante do Centro de Liderança Pública (CLP) – organização que realizou o estudo, a Paraíba tem um caminho positivo pela frente.
“O mais relevante nos dados da Paraíba foram os dados em segurança pública. A Paraíba teve uma crescente de colocações dentro desse pilar. Os pilares fiscal, na questão de infraestrutura, apesar de terem crescentes, ainda são desafios e sustentabilidade social, onde temos número grande de indicadores e peso para o ranking, ainda tem muitos avanços a serem feitos”, disse.
“A Paraíba é o estado mais competitivo da região Nordeste. Teve uma premiação concedida por esse fator. Alcançou, na posição geral, o 10º lugar no ranking, teve um crescimento de cinco posições na última edição. A gente veio para apresentar esses dados e discutir com os secretários e com a iniciativa privada para ver o que mais se pode fazer para continuar essa crescente que é um desafio grande, porque temos uma questão fiscal muito problemática em todos os estados”, finalizou.