O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quinta-feira (9), em São Paulo, do Fórum de Moradias para a Longevidade que aborda tendências de projetos residenciais para idosos e traz experiências bem-sucedidas de habitação para este público no Brasil e no exterior.
Na ocasião, o governador apresentou o Cidade Madura, condomínio dedicado exclusivamente para pessoas idosas que obteve reconhecimento nacional.
Na oportunidade, Ricardo participou do debate “PPPs e habitações econômicas para a longevidade” e ressaltou a experiência exitosa alcançada pela Paraíba com a implantação, desde 2014, do Cidade Madura. Também foi exposto um vídeo institucional sobre a realidade vivida neste modelo de condomínio.
“É muito importante discutir uma política habitacional para idosos, isto é uma necessidade nacional. O Cidade Madura oferece todas as condições de habitabilidade para pessoas acima dos 60 anos e envolve o conceito de promoção da convergência entre os idosos. É uma experiência construída com recursos próprios e que vem dando muito certo na Paraíba”, avaliou Ricardo Coutinho.
O Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) é uma promoção dodo jornal Estadão.
Durante o Fórum de Moradias para a Longevidade, também foram discutidos assuntos como Cohousing (modelos e alternativas arquitetônicas); Parcerias Público-Privadas e moradias públicas para a longevidade; O mercado grisalho brasileiro e Moradias para o público sênior no Brasil, entre outros temas.
De 2014 até agora, o Governo do Estado já construiu quatro condomínios – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Cajazeiras –, representando um investimento de mais de R$ 18 milhões. Até o final de dezembro, deverá ser entregue o Cidade Madura de Sousa e o da cidade de Patos já está em processo de licitação.