Inconformada com a tentativa de interferência do Poder Executivo no Legislativo, os integrantes da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa ocuparam a Mesa Diretora na manhã desta quarta-feira (27) para impedir a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício de 2018.
Os vereadores da bancada de oposição argumentam que o horário regimental para abertura da sessão, que é às 9h30 com prorrogação de 15 minutos, já foi extrapolado. Bruno Farias, líder da oposição na Câmara, afirmou em entrevista que “por esse apego regimental não teremos sessão no dia de hoje porque se não nós estaríamos comprometendo não apenas as leis de iniciativa dos vereadores como também a própria LOA”. Ele ressaltou ainda que “leis aprovadas de maneira antirregimental não têm qualquer tipo de validade”.
O vereador João Corujinha considera que a situação possui a presença de vereadores suficientes para abrir uma sessão extraordinária. O vereador Bruno Farias considera que houve uma determinação despótica do secretário de Articulação Política, Zennedy Bezerra. Segundo ele, o acordo firmado ontem foi quebrado e Zennedy quer derrubar a emenda do vereador Léo Bezerra que reduz de 10% para 7% o limite de remanejamentos da Prefeitura de João Pessoa no orçamento.
“Hoje chega na Câmara Municipal como se mandasse nesse espaço, como se tivesse o poder de determinar o comportamento de parlamentares, diz que o acordo está quebrado de forma absolutamente autoritária e antidemocrática”, destacou Bruno Farias.
O secretário de Articulação Política de João Pessoa, Zennedy Bezerra, está na Câmara Municipal de João Pessoa reunido com vereadores desde cedo nesta quarta-feira (27) tentando articular a rejeição de emendas impositivas no orçamento de 2018.