Warley Santos, ex-jogador da seleção brasileira, São Paulo, Palmeiras e Grêmio, recebeu alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no domingo (28), em João Pessoa. O ex-atleta reagiu bem após nova cirurgia nos pulmões, na tarde do sábado (27). Uma câmera de segurança mostra o momento em que Warley foi socorrido por um amigo após ser ferido a facadas na madrugada de sexta-feira (26).
No mesmo dia ele foi levado para o Hospital de Trauma, onde passou por cirurgia, e transferido para o hospital particular Nossa Senhora das Neves (HNSN). Conforme boletim da unidade de saúde, divulgado no final da manhã desta segunda-feira (29), Warley está internado em um dos quartos da unidade e já iniciou os trabalhos de fisioterapia para ajudar na recuperação da capacidade respiratória.
Ainda de acordo com boletim médico, o ex-jogador encontra-se em um quadro estável, consciente e responde bem ao tratamento. “Warley Santos segue aos cuidados da equipe médica e assistencial, e como parte do processo de recuperação faz sessões de fisioterapia”, afirma o hospital em nota.
O diretor médico do HNSN, José Bonifácio, explicou que Warley está em um processo de recuperação muito bom e que mesmo tendo permanecido com os drenos está muito confortável. Para o médico, o momento agora é de esperar a evolução do quadro e a retirada dos drenos. “A decisão é do médico cirurgião, mas a estimativa é de que após um ou dois dias [após a retirada dos drenos] ele já possa ir para casa”, explicou o médico.
Ainda de acordo com o HNSN, a pedido da família, só vai ser emitido novos boletins médicos se houver uma atualização do quadro de saúde ao longo da recuperação do ex-atleta.
O diretor jurídico do Botafogo-PB, Alexandre Cavalcanti, explicou que vai entrar em contato com o delegado do caso, Diego Garcia, para marcar uma visita do delegado ao hospital. O delegado afirmou que vai ouvir Warley após as 14h30 desta segunda.
Cirurgia no sábado
O cirurgião Petrúcio Sarmento informou, durante coletiva de imprensa no sábado, que o dreno colocado no pulmão direito de Warley não foi suficiente para conter o sangramento no órgão. O procedimento realizado foi uma pleuroscopia por vídeo – que apesar de ser complexo é menos invasivo.
O ferimento no pulmão direito que estava causando o sangramento foi cauterizado e o dreno trocado. O médico ainda disse que a facada foi profunda e quase alcança um vaso sanguíneo que é ligado diretamente ao coração.
Petrúcio Sarmento disse que o atual dirigente do Botafogo da Paraíba, Warley, está “reagindo muito bem” ao procedimento e que isso se devia ao fato de ele ter sido um atleta durante a vida. Ainda foi dito que graças à musculatura na região do tórax do ex-camisa nove ser forte, o ferimento da faca não foi maior.
Vídeo do caso
Em um vídeo de uma câmera de segurança divulgado pela polícia, Warley para o carro em frente a um edifício residencial e caminha lentamente para pedir ajuda. A gravação mostra o ex-jogador descendo do carro com algo na mão e caminha até a portaria do edifício.
No prédio mora Cláudio Santos, amigo do diretor do Botafogo-PB, que ajudou no socorro e o levou para o Hospital de Trauma. Warley chega de carro ao prédio onde mora o amigo, às 3h46, e desce até a portaria. Dez minutos depois, ele sai do prédio em outro carro, sendo levado para o hospital. Segundo o Hospital de Emergência e Trauma, Warley foi encaminhado imediatamente para o bloco cirúrgico, onde passou por cirurgia.
Perícia
Uma perícia foi realizada no carro do ex-jogador na tarde desta sexta-feira (26). Segundo a perita Roberta Meira, foram encontrados vestígios de sangue nos bancos dianteiro e traseiro do carro, além de fios de cabelo no banco traseiro. Também foi feito um levantamento de vestígios de pele do suspeito. O material vai ser levado para o laboratório e, com os resultados, vai ser elaborado o laudo.
G1