As obras de drenagem da Barreira do Cabo Branco começaram nesta segunda-feira (5) em João Pessoa. O objetivo do trabalho é corrigir falhas de drenagem na área continental da falésia, regulando o escoamento das águas que agravam o processo de erosão da barreira. Os trabalhos na barreira tiveram início após o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PSD), assinar a ordem de serviço.
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, o investimento na obra deve ultrapassar os R$ 5 milhões. Além da drenagem, primeira etapa do processo de recuperação da barreira, o projeto integral prevê outras ações, como o enrocamento, que é a construção de uma parede com blocos de concreto, e a criação de quebra-mares.
“Fizemos um diagnóstico da região, apresentamos e debatemos o projeto executivo e agora vamos dar início à primeira e mais importante etapa do projeto de proteção da falésia, com a drenagem definitiva da área”, explicou a secretária de Planejamento de João Pessoa, Daniella Bandeira.
A falésia da barreira do Cabo Branco vem sofrendo com a erosão com mais intensidade desde 2016. O trânsito das pistas em cima da barreira foi interditado por duas vezes. Parte da barreira foi isolada após deslizamentos causados pelas chuvas em 2017.