O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou na noite dessa quarta-feira (2), através de sua conta o Twitter, a nomeação do tenente-coronel Sérgio Fonseca como secretário de Estado da Administração Penitenciária. Ele substitui Wagner Dorta, que pediu exoneração do cargo.
No mesmo post, o socialista também anunciou novo secretário executivo da pasta. “Tenente-coronel Sérgio Fonseca é o novo Secretário de Estado da Administração Penitenciária. O secretário Executivo será o agente penitenciário João Paulo Ferreira Barros”, escreveu.
Dorta dirigiu a pasta da Administração Penitenciária por mais de três anos. Em carta, ele agradeceu ao governador pela oportunidade e disse que agora vai exercer as suas atribuições na Delegacia de Polícia Civil.
O novo secretário já se envolveu em polêmicas quando foi diretor do complexo prisional PB1. Ele foi acusado de prender conselheiros dos Direitos Humanos no interior da unidade penal, no ano de 2012, quando ocorria uma inspeção para apurar denúncias de maus tratos e torturas.