Os brasileiros, que amam futebol, já se organizaram para torcer pela seleção brasileira, que estreou na Copa da Rússia, empatando com a Suíça (1×1), no último domingo (17). Na próxima sexta-feira (21), o Brasil enfrenta a Costa Rica, no Estádio Saint Petersburg (Krestovsky Stadium). Se no primeiro jogo um turbilhão de emoções veio à tona, imagina, agora, na próxima competição? E você está preparado para os efeitos da emoção sobre o seu coração? Dados do estudo Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares, da Universidade de São Paulo (USP) registram que as ocorrências de infarto aumentam de 4% a 8% entre brasileiros, durante os jogos da Copa.
Mas, calma. O cardiologista Fúlvio Petrucci Soares, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explicou que a maioria da população pode ser submetida a grandes emoções sem apresentar problemas à saúde.
Existe um grupo, no entanto, que precisa de um cuidado especial, como portadores de doenças coronarianas, hipertensos, pessoas com diabetes e tabagistas. “Essas pessoas precisam ter uma avaliação cardiológica em dia, fazer uso da medicação prescrita pelo médico e evitar a ingestão de bebida alcoólica e o consumo do cigarro”, disse Petrucci.
O médico esclareceu que um pico de emoção pode proporcionar uma descarga adrenérgica, que é uma liberação de adrenalina e noradrenalina pelas suprarrenais, ocasionando aumento do batimento cardíaco e da pressão arterial. “Se a pessoa possui problema cardíaco, pode desencadear arritmias, uma obstrução coronariana ou até um infarto”, alertou.
Caso haja sinais de alerta, como dor na região do tórax, acompanhada de náuseas e vômitos, elevação da pressão arterial ou outros sintomas que venham indicar um problema cardíaco, o paciente deve procurar urgentemente atendimento médico em serviços de emergência.
DICAS
Para aproveitar tranquilamente os jogos da Copa, confira algumas dicas feitas pelo cardiologista:
- Nos dias de jogos: assista na companhia de familiares e de amigos (convívio social diminui o estresse);
- Saia da frente da televisão se “ficar nervoso” com o jogo;
- Evite bebidas estimulantes, como os energéticos ou outras bebidas com cafeína;
- Use roupas confortáveis, que não impeçam os movimentos ou impliquem em calor excessivo;
- Programe-se bem nos dias de jogos (local para assistir, trânsito etc.);
- Converse com seu médico sobre possíveis recomendações específicas para esses dias de fortes emoções;
- Alimente-se, levemente, nos dias de jogos: evite os exageros no consumo de bebidas alcoólicas e petiscos com excesso de sal (sódio);
- Não deixe de tomar os seus remédios, nos dias de jogos.