Os moradores do bairro dos Novais, em João Pessoa, vão se reunir na noite desta sexta-feira (31) para ingressar com uma ação coletiva contra a Cagepa pela cobrança da taxa de esgoto nas contas de água. O documento será protocolado nos Ministérios Públicos Federal e Estadual, além do Juizado de Pequenas Causas.
Cristiano Possidônio, presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Ivan Bichara, ressaltou que os moradores chegaram ao limite da paciência com a Cagepa tendo em vista que a companhia não apresentou nenhuma solução para o problema de esgoto no bairro.
“Não temos mais o que fazer a não ser acionar a justiça. A paciência com a Cagepa acabou. É um descaso com nós moradores de um bairro simples, mas que pagamos todos os meses a nossa conta de água, que vem cobrando a taxa de esgoto, mesmo sem a gente ter o serviço. Acredito que isso não é justo e por isso vamos ingressar com uma ação coletiva no MPF, MPPB e Juizado de Pequenas Causas para que possamos ter a taxa suspensa ou ainda sermos ressarcidos dos valores pagos”, explicou o presidente.
Possidônio falou ainda que os moradores querem também uma explicação da Cagepa sobre o destino da verba destinada para o saneamento básico em 2010, nos Novais e em mais 12 bairros, mas até o momento não foi aplicado.
“O sabemos é que em 2010 foram destinados cerca de R$ 500 milhões para o saneamento básico em 12 bairros da Zona Oeste. Já estamos em 2018 e até agora os bairros sofrem com o saneamento. Então, os moradores querem saber para o foi o dinheiro. Por causa disso, vamos acionar os órgãos competentes uma explicação”, falou Cristiano Possidônio.
A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Cagepa, mas os telefones não foram atendidos.