Quem deseja se divertir no litoral paraibano neste fim de semana deve ficar atento aos locais impróprios divulgados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
De acordo com o órgão, seis praias apresentam riscos aos banhistas. No entanto, outras 50 praias do litoral paraibano estão apropriadas para o banho, informou o relatório. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória.
Segundo o relatório semanal, em João Pessoa estão impróprias para o banho as praias do Bessa I, na Avenida Presidente Afonso Pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise e também, próximo ao maceió da praia do Bessa; de Manaíra, nos trechos em frente à quadra de Manaíra, em frente à residência nº 1461, em frente à Pousada Verde Mar e em frente ao Flat Manaíra Palace, localizados na Avenida João Maurício, e no trecho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro/Bahamas.
A Sudema recomenda também evitar a praia do Cabo Branco nos trechos próximos à desembocadura da galeria pluvial em frente ao estabelecimento comercial Bar do Cuscuz, na rotatória do final da Av. Cabo Branco, e 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura da galeria pluvial.
Ainda em João Pessoa, a praia da Penha não está apropriada para o banho no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio do Cabelo; e também a praia de Jacarapé, no trecho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio Jacarapé.
Já no município de Pitimbú, recomenda-se evitar a praia do Maceió, 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.
A autarquia ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais às desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.