Para a tristeza dos motoristas, o preço da gasolina aumentou mais uma vez nos últimos dias, devido principalmente à alta do dólar, que não para de subir dada a indecisão no cenário político nacional a poucas semanas das eleições. Como a Petrobras se baseia justamente na moeda norte-americana, a relação entre o aumento no valor do dólar frente ao real e a alta da gasolina é indissociável.
Segundo registros do Procon-JP, o valor cobrado pelo litro da gasolina nos postos de João Pessoa gira em torno de R$ 4,49 nesta segunda-feira (17). Para o secretário Helton Renê, porém, mesmo com um valor tão alto, a culpa não é dos proprietários de postos de combustíveis.
“Para se ter uma ideia, nós [o Procon-JP] estamos fazendo notificações em alguns postos, e quando recebemos aquela informação de que a Petrobras diz ao consumidor que o combustível está ‘2 e alguma coisa’, é uma meia verdade. Até porque a Petrobras esqueceu de dizer aos consumidores que se aplica impostos nos estados. Aqui na Paraíba nós temos uma carga tributária que, somada com o preço já elevado da Petrobrás, o combustível no valor menor fica a R$ 4,20 para o próprio comerciante”, explicou.
Mesmo assim, ele acredita que o fato de diversos postos da cidade cobrarem um preço semelhante pela gasolina não é algo com que o consumidor tenha que se preocupar, e que o Procon-JP segue monitorando a situação. “A gente tem que lembrar que muitos dos postos que tem aqui em João Pessoa são verdadeiras redes. Tem donos de postos que têm 20 unidades. Mas hoje nós não acreditamos nessa possibilidade de monopólio”, complementou Helton.