Tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o projeto de lei de autoria do vereador Damásio Franca (PP), que torna obrigatória a execução do Hino Nacional em escolas públicas do município, ao menos uma vez por semana. Na justificativa, o parlamentar defende que o Hino Nacional é um símbolo da Pátria, representa o povo e a valorização do país.
A iniciativa estabelece a execução do Hino Nacional antes do início das aulas em toda primeira segunda-feira de cada mês. No caso do dia ser um feriado, o PL determina que a solenidade seja realizada no próximo dia útil.
Durante discurso na sessão desta quarta-feira (3), o vereador defendeu o PL afirmando que pretende resgatar este passado histórico de civismo e com ele a cidadania, de forma a despertar nos adolescentes e jovens um maior compromisso com a Nação e seus símbolos.
“O objetivo do projeto é trazer de volta o momento cívico nas escolas, e resgatar o patriotismo, que nos dias de hoje estão esquecidos pela juventude, pois não é incentivada desde o ensino fundamental a cantar o hino nacional. A inversão desses valores, a qual temos presenciado atualmente, está ligada à ausência de atividades que despertem em nossas crianças e em nossos jovens o amor pelos seus símbolos e pela sua pátria”, comentou.
Damásio Franca lembrou que o hino normalmente é cantado nas escolas na época de Copa do Mundo ou Olimpíadas e no resto do tempo normalmente é esquecido. “É mais conhecido pela melodia do que pela letra. A maioria das pessoas não sabe o significado da letra. De quatro em quatro ano, que o hino é lembrado”, lamentou.
O Projeto de Lei recebeu adesões dos parlamentares. O vereador Carlão (DC) parabenizou Damásio Franca dizendo que o PL vai resgatar o amor dos estudantes ao Brasil. “Esse projeto é de extrema importância porque é um resgate do patriotismo que foi escondido por uma política de esquerda. O PL defende as cores do nosso país”, disse.
Os vereadores Thiago Lucena (PMN) e Bruno Farias (PPS) parabenizaram o parlamentar pela iniciativa.