Foi prorrogado até o dia 20 de novembro o prazo para os estudantes que são usuários de transporte coletivo em João Pessoa atualizarem seu cadastro e fazer a biometria facial. A atualização está sendo feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) desde setembro.
De acordo com o diretor institucional do órgão, Isaac Moreira, a expectativa é realizar, até este sábado (10), 70% dos cadastramento, o que corresponde a aproximadamente 43 mil, de um total de 60 mil estudantes que utilizam o Passe Legal regularmente.
Segundo a Sintur-JP, a mudança no sistema biométrico permitirá maior agilidade no embarque, além de garantir mais segurança para os usuários e reduzir a possibilidade de fraudes.
Para atender a demanda, o Sintur-JP está com cinco postos de atendimento oferecendo o serviço, para quem já está com o cadastro atualizado: Terminal de Integração do Varadouro; Mercado Público de Mangabeira; na Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e no Shopping Sul (Bancários). Para quem está com o cadastro desatualizado, a biometria deve ser feita na Sede do Sintur (Rua 13 de maio, Centro). No entanto, os postos de Mangabeira e da UFPB não funcionam aos sábados.
“Já temos ônibus nas ruas com os novos validadores. O aluno que pegar um coletivo com o sistema facial basta aproximar o cartão do leitor e não precisa mais colocar o dedo. Enquanto a atualização do cadastro de todos os estudantes não for concluída ninguém vai ser impedido de embarcar. Nossa previsão é começar 2019 com a biometria facial 100% operante”, explica o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Junior Moreira.
Após o término da atualização cadastral dos estudantes, o sindicato vai iniciar o procedimento com outras categorias de usuários de ônibus que têm direito à gratuidade. O novo sistema é exclusivo para passageiros com benefício.
Postos para cadastro da biometria facial:
Sede (Rua 13 de maio, Centro)
- 8h às 14h
Terminal de Integração do Varadouro
- 6h30 às 14h30
Shopping Sul
- 10h às 18h
Mercado Público de Mangabeira
- não funciona
UFPB
- não funciona
G1