O setor de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou uma vistoria neste sábado (23) e domingo (24), onde reprovou 122 veículos escolares de 205 fiscalizados. A fiscalização aconteceu juntamente com o Ministério Público da Paraíba (MPPB).
No primeiro dia (23), a fiscalização ocorreu simultaneamente nas Ciretrans de Patos e Monteiro. No domingo (24), as vistorias foram realizadas no posto de Cabedelo e na sede do Detran em João Pessoa (Mangabeira).
Segundo o coordenador de Vistorias de Transporte Escolar do Detran-PB, Renato Prado, o índice de aprovação foi de 40,49% (102 veículos), enquanto os reprovados representam 59, 51% do total.
Os itens que mais reprovam no quesito veículos são pneus, extintores e cinto de segurança. Já no tocante aos motoristas, a maioria trafega sem comprovação do curso específico de condutor de transporte escolar e sem constar a informação obrigatória de atividade remunerada na carteira de habilitação (CNH).
Duas equipes de vistoriadores do Detran-PB, com quatro servidores cada uma, participaram da fiscalização. Compostas pela autarquia de trânsito, em parceria com o MPPB e demais órgãos envolvidos, elas atuarão nos finais de semana dos meses de fevereiro a junho de 2019. Em maio, será divulgado o calendário para o segundo semestre.
A fiscalização é feita pelo Detran, com o apoio do MPPB, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).