Dois técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa) chegaram na manhã desta terça-feira (28) ao Povoado Porto do Mato, município de Estância, na Região Sul de Sergipe, para iniciar as investigações sobre a queda da aeronave que matou o cantor Gabriel Diniz e dois pilotos, no início da tarde desta segunda-feira. O corpo do cantor está sendo velado em João Pessoa (PB).
A Polícia Federal também compõe a equipe de vistoria nos destroços da aeronave de matrícula PT-KLO.
“Vamos tentar fazer essa análise. A orientação é que a comunidade evite qualquer intercorrência durante o trabalho pericial da Aeronáutica e Polícia Federal. Toda a análise vai ser feita para ser identificada a causa do acidente”, explica o delegado da PF, Márcio Alberto.
O delegado informou que os objetos pessoais das vítimas foram recolhidos e estão sendo analisados na sede da Polícia Federal, em Aracaju. Só depois os itens serão devolvidos aos familiares
“Ontem, recolhemos um pedaço da aeronave que estava a cerca de 400m do local do impacto. Voltamos, agora pela manhã, para fazer uma análise mais tranquila do cenário à luz do dia. Estamos com o pessoal da Aeronáutica, pra traçar a estratégia de retirada do corpo da aeronave e dos destroços faltantes. É essa perícia que vai determinar a causa”, conta o delegado.
De acordo com o Seripa, a ação é “o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos”.
A investigação tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. Não há prazo para as investigações terminarem.
Liberação dos corpos
Os corpos chegaram ao Instituto Médico Legal (IML), em Aracaju, no início da noite desta segunda. Às 21h, o corpo do cantor Gabriel Diniz foi liberado, para ser preparado em um velatório e só então seguiu para João Pessoa (PB), onde está sendo velado e será sepultado nesta terça-feira.
Até as 23h, os corpos do piloto Abraão Farias e Linaldo Xavier foram liberados. “Todos estavam bem machucados. Trauma torácico, trauma abdominal e várias fraturas”, disse o diretor do IML, José Aparecido Cardoso.
Na noite do último domingo (26), Gabriel Diniz havia feito um show em Feira de Santana (BA). O cantor estava indo encontrar a família para comemorar o aniversário da namorada, Karoline Calheiros, que completa 25 anos nesta segunda. Por esse motivo, ele pegou o avião para Maceió.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi acionado por volta das 12h32 desta segunda. Equipes da PM e do Corpo de Bombeiros chegaram ao local do acidente numa embarcação dos bombeiros, já que a área é de difícil acesso, de mangue e mata fechada.