Um vagão do “Forró dos Trilhos” descarrilhou no fim da manhã deste sábado (22), em Galante, município do Agreste da Paraíba.
Não houveram feridos no acidente.
O acidente ocorreu faltando 1,5 km para a chegada ao destino, num trecho sob responsabilidade da Transnordestina Logística.
A Unique, empresa responsável pelo evento, confirmou que os passageiros serão levados de ônibus para Campina Grande na volta.
A empresa responsável pelo evento e a CBTU emitiram notas oficiais sobre o ocorrido. Confira abaixo, na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A empresa responsável pelo Forró nos Trilhos informa que houve no final da manhã deste sábado (22) um descarrilamento do trem que transporta passageiros até Galante durante os festejos juninos. O acidente, que ocorreu faltando 1,5 km para chegada no distrito, não teve vítimas. Os ônibus do forró farão o transporte dos passageiros no retorno para Campina Grande.
A empresa responsável destaca que a viagem foi liberada após emissão de laudo apresentado pela equipe técnica da ANTT e CBTU, que realizou durante a tarde de ontem (21) uma vistoria em todo o percurso da viagem e também no próprio trem. O laudo atestou que todo o trecho estaria em condições favoráveis e seguras para a realização do passeio turístico, que ocorre em Campina Grande há cerca de 20 anos, sendo uma tradição d’O Maior São João do Mundo.
No último domingo (16) ocorreu um rebaixamento no pátio de manobras do trem, ocasionado pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Campina Grande, obrigando a locomotiva a ficar parada no local. Por este motivo os organizadores do passeio acionaram uma equipe da CBTU e da ANTT para realizar reparos no trecho e vistoria em toda malha ferroviária que envolve o percurso.
CBTU JOÃO PESSOA – NOTA DE ESCLARECIMENTO
A CBTU vem, por meio da presente nota, informar que, no final da manhã deste sábado (22), ocorreu o descarrilamento de parte da composição envolvida no evento Forró nos Trilhos. A Companhia ressalta que foram realizadas inspeções no trecho por parte da ANTT, inclusive na última sexta-feira (21), tendo aquela agência reguladora atestado as condições de segurança necessárias para a operação.
Deste modo, por precaução, o evento permanecerá suspenso até o recarrilamento da composição e deliberação conjunta da CBTU, Município de Campina Grande e a empresa organizadora.
Paulo Barreto
Superintendente