Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, a Prefeitura de Bayeux, através da UBS e o Nasf, ambos do bairro Rio do Meio, está desenvolvendo um programa incentivando aqueles que pretendem parar com o vício. Os encontros acontecem nas quartas a partir das 9h.
O programa consiste em formação de grupos, onde são desenvolvidas rodas de conversa, palestras sobre os malefícios do cigarro, dicas de como parar de fumar e como permanecer sem fumar. Durante as ações, também são os pacientes são submetidos a auriculoterapia para ajudar na diminuição da ansiedade, além de ser ofertados medicamentos gratuitos fornecidos pelo SUS para o tabagista, auxiliando no tratamento.
A iniciativa integra as ações de saúde preventiva colocadas em prática pela gestão do prefeito Berg Lima, vem priorizando as campanhas de conscientização, com o objetivo de prevenir doenças.
“Através das nossas equipes, estamos focando, cada vez mais, na conscientização e redução de danos. Nossos profissionais prestam assistência para as pessoas que querem deixar o vício. São com os grupos que vamos intensificar o trabalho para auxiliar as pessoas a deixar de fumar. Nesse programa já conseguimos ajudar muita gente e vamos continuar com esse trabalho muito positivo da UBS e Nasf”, disse o prefeito.
O tabagismo pode desencadear diversos problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.