O secretário de saúde estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, confirmou nesta sexta-feira (13), durante entrevista ao programa Correio Debate da Rádio 98 Correio, que a Deputada federal Edna Henrique, disponibilizou emenda para a instalação da UTI e do Centro de Hemodiálise do Cariri, no Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro.
O secretário afirmou também que o Cariri realmente necessita desses serviços, mas que por serem unidades de custeio elevado é necessária a habilitação da UTI e hemodiálise, para que o estado implemente a inauguração e funcionamento.
O Centro de Hemodiálise e a instalação da UTI estão entre as principais pautas defendidas pela deputada Edna Henrique (PSDB-PB).
Na primeira reunião da bancada paraibana em Brasília, a deputada defendeu a união de todos os representantes do estado para que a emenda em nome da bancada fosse destinada a pauta.
Atualmente os pacientes dos 30 municípios paraibanos e de outros 19 municípios pernambucanos, enfrentam constantes viagens para realizarem os procedimentos de hemodiálise. Essas cidades somam mais de meio milhão de habitantes que necessitam desse serviço.
“Saúde é e sempre será prioridade no nosso trabalho. Garantir recursos no orçamento da União para essa área é atenuar o sofrimento da população que tanto precisa de assistência. Recursos para a saúde nunca é demais”, salientou Edna Henrique.