A frota de veículos da Paraíba, incluindo carros, motos e caminhões, tem um total de 1.270.518 milhão, conforme dados coletados das bases do Detran-PB, Fenabrave e Denatran referentes a maio deste ano.
Considerando apenas os carros, o estado possui um total de 671.227 automóveis, o que representa 52,8% da frota. Em relação às motos, que detém 44,73% dos veículos do estado, existem 568.307 em circulação na Paraíba, enquanto os caminhões representam apenas 2,43% do mercado, com 30.984 unidades.
De acordo com o especialista da Alpha Consultoria, Alexandre Costa, o Nordeste tem uma tendência, especialmente nas capitais, em ter um grande número de motos em circulação, bastante próximo ao de carros. “Isso ocorre em função das dificuldades na mobilidade urbana, visto que o uso de motos facilita o tráfego nas grandes cidades. Esse fenômeno se repete em todas as capitais da região, sem exceção”, frisou o consultor.
Para ele, João Pessoa ainda tem perspectiva de aumento da frota acima da média, assim como Natal e Aracaju. Por outro lado, as regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Salvador são praças mais maduras e, por isso, o crescimento é abaixo da média.
Alex Teixeira, organizador da Expomotor Paraíba, afirmou que a Paraíba é um dos estados que possui as frotas com veículos mais novos em circulação. “Os profissionais que atuam no segmento precisam estar capacitados para atender a esta fatia de mercado, ou seja, a de veículos com tecnologias mais recentes embarcadas. As bikes têm exemplares com valor agregado que chega aos R$50 mil, o que mostra a necessidade de termos mão de obra qualificada. Por isso, o Expomotor vai trazer palestras, informações e soluções para o setor”, analisou.