A programação do Outubro Rosa no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, vai ser intensificada entre os dias 21 e 25 de outubro. Para contemplar usuárias e colaboradoras, o Hospital Universitário Lauro Wanderley dobrou o quantitativo de mamografias. Além do exame, haverá distribuição de materiais educativos.
Durante todo o mês, serão ofertados cerca de 500 exames, aumento de mais de 100% em relação aos demais meses do ano. Em geral, o número mensal é de pouco mais de 200 mamografias realizadas pela Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) do HULW. Para ter acesso ao serviço, é necessário se dirigir a um Posto de Saúde da Família e solicitar o encaminhamento. Além do Hospital Universitário de João Pessoa, os exames estão sendo ofertados em unidades como o Hospital Napoleão Laureano e o São Vicente de Paulo.
“A Sociedade Brasileira de Mastologia preconiza a necessidade de se realizar a mamografia anualmente para mulheres acima dos 35 anos que tenham registro de câncer na família e de modo geral a partir dos 40 anos”, explica a chefe da UDI, Gildete Freitas.
Já o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento, que é o exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos apenas para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.
Ao longo da semana, haverá uma série de palestras sobre o tema, como acontece na abertura, dia 21. Às 12 horas, a mastologista Jeane Nogueira vai abrir a semana falando sobre os mitos e verdades sobre o câncer de mama. Às 14 horas, a médica radiologista Galba Aquino abordará sobre “Mamografia: rastreamento e diagnóstico”.
Mamografias para colaboradoras
A Unidade de Diagnóstico por Imagem, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização, realizou uma ação na manhã dessa segunda-feira (14), visando contemplar as colaboradoras do Hospital Universitário Lauro Wanderley no sentido de ofertar exames de mamografia previamente agendados.
Integrantes do GTH percorreram os setores do HULW para sensibilizar as funcionárias e orientá-las no sentido da realização das mamografias. “Os exames estão previamente agendados, com data e horário, visando facilitar o acesso a todas, desde que estejam com 40 anos, ou com 35 e tenham casos da doença na família”, informou a chefe da Unidade de Apoio Diagnóstico, Gildete Freitas.
Para as funcionárias fazerem a mamografia, é necessário apresentar o cartão do SUS, prontuário do HULW, documento de identidade e comprovante de residência.