O Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado da Paraíba aprovou uma resolução que declara a necessidade de um concurso para tradutor juramentado e intérprete comercial. O extrato de resolução plenária foi publicado na edição desta sexta-feira (18) do Diário Oficial do Estado.
De acordo com Nicolas Oliveira, assessor da Procuradoria da Junta Comercial do Estado da Paraíba (JUCEP), em entrevista ao ClickPB, a resolução tem como objetivo declarar a necessidade de fazer o concurso público. A partir de agora, serão adotadas as medidas burocráticas necessárias, como a deliberação junto ao Governo do Estado, a questão orçamentária, contratação da banca e os detalhes do edital.
Ele considera que a publicação da resolução é o “pontapé inicial para o concurso. Vai ser feito agora um levantamento para definir quais são os idiomas e as vagas”. Até o momento não há previsão de quando sairá o edital, ou de quantas vagas serão contempladas.
O tradutor juramentado e intérprete comercial é responsável por realizar a tradução de documentos oficiais em língua estrangeira com validade no Brasil. Apesar de precisar passar por concurso público, os aprovados não são nomeados como servidores públicos. Eles terão fé pública em relação aos documentos. A Junta Comercial do Estado da Paraíba faz um trabalho de fiscalização da profissão. O usuário que tiver interesse no trabalho entra em contato diretamente com o tradutor e o pagamento é feito de acordo com a tabela definida.
Atualmente, na Paraíba, existem apenas dois profissionais regulamentados, sem haver concurso público para o cargo há mais de 40 anos. No início de setembro, foi realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba para debater a abertura de concurso na área.