A Prefeitura de João Pessoa alegou que não vai abrir mão de recursos e que, por isso, manifestou interesse em aderir ao programa das escolas cívico-militares do Governo Federal. Em cada Estado, apenas dois municípios serão contemplados e o prazo para adesão termina nesta sexta-feira (11).
“A gestão entende que não deve abrir mão de recursos de forma deliberada e por isso resolveu assinar um ofício de manifestação de interesse”, explicou a secretária municipal da Educação, Edilma da Costa Freire. De acordo com ela, esse é um primeiro passo, dado em função do prazo de resposta ao Governo Federal, que pretende incluir duas escolas por Estado.
A ideia da escola cívico-militar prevê a criação da disciplina militar em escolas civis que aderirem ao projeto. O Governo Federal seria responsável pelo pagamento de salários dos militares envolvidos e também pelo repasse de verbas para a escola.
Edilma contou que pretende abrir o diálogo com a comunidade escolar. “Incentivamos a participação dentro do processo democrático por meio de um diálogo franco”, afirmou a secretária.