O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) referentes ao ano de 2020 sofreram um reajuste de 3,27% em João Pessoa. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) divulgou nesta terça-feira (7) o cronograma para o pagamento.
De acordo com o calendário, quem efetuar o pagamento em cota única até o dia 6 de março terá um desconto de 15%. Os valores também podem ser parcelados em até dez vezes.
Os documentos para pagamento da cota única começam a ser entregues nos endereços dos contribuintes a partir da primeira semana de fevereiro. Os contribuintes também têm a opção de acessar os valores pela internet, através do portal do contribuinte no link: http://joaopessoa.pb.gov.br/pc/.
De acordo com o secretário da Receita Municipal (Serem), Max Bichara, para o exercício de 2020, o IPTU e a TCR foram atualizados em 3,27%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA).
“A Prefeitura Municipal de João Pessoa está disponibilizando várias formas para o contribuinte pagar, na internet, através dos boletos e com opções de pagamento em cota única sem desconto, com desconto e parcelado”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, em 2019, a Serem observou uma diminuição na inadimplência de 2,5% no pagamento dos dois tributos, enquanto a arrecadação foi superior a 14%.
“Acredito que esse dado representa uma satisfação do contribuinte com a atual gestão, com a política fiscal que está sendo praticada”, pontuou.
Assim como nos dois últimos anos, ao invés dos antigos carnês do IPTU e da TCR, os contribuintes vão receber apenas uma folha contendo os números dos códigos de barras referentes aos valores da cota única, valor total sem desconto e das 10 parcelas, de ambos os tributos.