A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou, neste segundo final de semana da Operação Verão 2020, 2.756 pessoas, sendo autuadas 951 infrações de trânsito. Durante a fiscalização, 32 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. O policiamento reforçado também recolheu 96 veículos irregulares e 19 pessoas foram detidas na região metropolitana de João Pessoa e Cabedelo e nos acessos ao litoral paraibano.
Durante este domingo (12), a PRF também realizou uma ação integrada de fiscalização de motocicletas em todo o território nacional, atividade que faz parte da Operação Rodovida. Na Paraíba, foram fiscalizadas 165 motocicletas, sendo 55 recolhidas para os pátios da PRF com irregularidades. Foram autuadas 119 infrações de trânsito, sendo 22 motociclistas flagrados com problemas na CNH, estando com habilitação vencida ou nem sequer possui habilitação.
Já o balanço nacional apresentou 10.659 motocicletas abordadas no Brasil. Dessas, 4441 infrações foram autuadas, sendo 1/4 referentes a problemas com habilitação do condutor e 250 infrações por falta de uso do capacete. Ao todo, foram removidas 978 motocicletas que apresentaram irregularidades.
A Operação Verão 2020 na Paraíba, que se iniciou no sábado (4) e terá duração até o dia 19 de janeiro de 2020, contabilizou até o domingo (12), 8.172 pessoas fiscalizadas e registrou números alarmantes. Foram 60 pessoas flagradas dirigindo sob influência do álcool e 58 detidas por diversos crimes, sendo seis veículos recuperados. Ainda, foram autuadas 3.167 infrações e 306 veículos recolhidos por irregularidades.
Ocorrência relevante – a PRF prendeu, na tarde deste domingo (12), no município de Cabedelo, um motorista de 27 anos com visíveis sinais de embriaguez. O condutor do Toyota Corolla, que é médico, desobedeceu ordem de parada, acelerou o veículo, na tentativa de atropelar a equipe, empreendeu fuga por cerca de seis quilômetros e apenas parou o veículo após colisão em calçada. Enquanto o veículo tentava fugir da PRF, o condutor colocou em risco os outros veículos e pedestres que estavam no local. Também foi encontrada no veículo uma garrafa de uísque. O motorista foi detido, conduzido à Central de Polícia e poderá responder pelos crimes de dirigir sob efeito de álcool, direção perigosa, resistência à prisão e desobediência.