A Polícia Militar deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (10), a 11ª edição da Operação Alvorada, que volta às ruas com mais de 800 policiais militares para reforçar a segurança das pessoas que saem cedo de casa para ir ao trabalho ou estudar, com policiamento a pé em pontos de ônibus, aumento das rondas em locais estratégicos e abordagens a veículos suspeitos.
Na Região Metropolitana de João Pessoa, a operação desta segunda-feira conta com o reforço de 219 policiais e 36 viaturas. Em Campina Grande e região, são 172 policiais e 63 viaturas atuando. Já no Sertão, o reforço é de 315 policiais e 127 viaturas.
No ano passado, a Polícia Militar realizou dez edições da operação Alvorada, reduzindo significativamente os crimes de roubos, principalmente no começo da manhã, quando as pessoas estavam se deslocando ao trabalho ou para estudar. A população vinha pedindo o retorno da operação e o comandante-geral da corporação, coronel Euller Chaves, atendeu o pedido e coloca nas ruas a primeira edição da operação neste ano.
Dados de roubos em 2019
No ano passado, os Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), que são os roubos, tiveram uma redução de 31% em João Pessoa e de 17% em Campina Grande, conforme dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social. A Operação Alvorada volta às ruas para contribuir com a continuidade da redução deste tipo criminal, principalmente nas primeiras horas da manhã.