A cidade de João Pessoa é o quinto destino do Nordeste mais procurado pelos turistas brasileiros, segundo o aplicativo de viagens Kayak. No ranking, a cidade é a 9ª colocada, como a mais procurada no país para o turismo.
Do ranking selecionado com os 15 destinos brasileiros mais buscados, sete está direcionada ao Nordeste e a capital paraibana, segundo os dados, desponta em quinto entre os destinos nordestinos e o nono entre os mais buscados do Brasil, com crescimento de 101%.
Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a capital paraibana tem vivenciado um crescimento consolidado nos últimos anos, sempre se colocando entre os principais destinos mais buscados também por outros aplicativos de buscas, principalmente em função do custo/benefício. Por outro lado, aponta a executiva, o trabalho de capacitação que tem sido feito pela PBTur, em parceria com o trade turístico, nos últimos anos têm surtido efeitos bastante positivos, com a presença cada vez maior de turistas, inclusive, estrangeiros.
“Toda a cadeia produtiva do turismo da Paraíba tem apresentado evolução no atendimento aos turistas e isso tem sido um importante diferencial”, disse Avelino. A Paraíba não é só praia e sol, enfatiza Avelino, que cita diversos roteiros pelo interior, como a Pedra da Boca, em Araruna; a rota das cachaças na região do Brejo; o Vale dos Dinossauros, em Sousa; além da história cultural de Campina Grande, entre outros.
Janeiro 2020
A pesquisa foi realizada no dia 18 de janeiro na base de dados do KAYAK Brasil buscando por voos de ida e volta na classe econômica, saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino a todos os aeroportos do mundo. Foram comparadas passagens buscadas em janeiro de 2020 com janeiro de 2019, para viagens em março e abril de cada ano.
Destinos que mais cresceram em buscas de jan/19 a jan/20
Cidade Crescimento % de buscas
1. Fortaleza + 133%
2. Cabo Frio + 125%
3. Brasília + 120%
4. Joinville + 116%
5. Porto Seguro + 112%
6. Aracajú + 106%
7. Ilhéus + 105%
8. São Paulo + 102%
9. João Pessoa + 101%
10. Belém + 93%
11. Navegantes + 93%
12. Maceió + 91%
13. Recife + 90%
14. Teresina + 90%
15. Goiânia + 86%