A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) emitiu uma nota nesta segunda-feira (27), informando que o navio petroleiro que aportou no Porto de Cabedelo tem dois tripulantes com suspeita de Covid-19. O navio Stena Premium veio da cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte.
De acordo com a Docas, a descoberta foi feita através da segurança sanitária, seguindo as determinações da Anvisa.
Confira a nota
Nota informativa
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A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), esclarecendo sobre as ações de saúde e segurança sanitária no âmbito do Porto de Cabedelo, informa que o navio petroleiro Stena Premium veio de Guamaré/RN e, seguindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), notificou a presença de 2 (dois) tripulantes com um quadro de febre.
Como acontece em todas as movimentações de navios, acompanham a situação a Docas-PB, Anvisa, Polícia Federal e Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), além das secretarias estadual e municipal de Saúde, como determina o plano de contingência já definido pelo Governo do Estado para o atual cenário de saúde.
Logo que se deu a notificação à Anvisa, o órgão aguardou toda a documentação para a liberação do navio. Durante esse período, o quadro dos tripulantes foi acompanhado pelo comandante do navio, enviando informações duas vezes ao dia para os órgãos citados, que deram toda assistência ao caso.
Com os documentos liberados, a atracação foi autorizada, mas o navio ficará isolado no berço 101. Nesta segunda-feira (27), agentes da Anvisa e técnicos da Secretaria de Saúde de Cabedelo subirão a bordo para fazer testes em toda a tripulação, composta por 26 pessoas. O isolamento continuará até que se dê o resultado dos exames e caso haja algum caso confirmado, conforme o plano de contingência. Caso haja a confirmação de algum caso da Covid-19, a pessoa será desembarcada e encaminhada para os serviços de saúde e o navio seguirá em quarentena, como determina o plano.
Com o navio isolado, o Porto de Cabedelo segue com suas operações normais nos outros dois navios atracados. Sendo um para a descarga de 29.000 toneladas de coque de petróleo (Union Fuji) e outro para a descarga de 8.000 toneladas de trigo (Blue Dragon). As duas embarcações seguiram o protocolo e não apresentam riscos a saúde, tendo as operações já autorizadas.