Uma grande quantidade de pessoas compareceu no início da manhã desta segunda-feira (21) ao Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, para o primeiro dia de mutirão organizado pelo Governo da Paraíba para a emissão gratuita de documentos oficiais. A expectativa era a de que 150 pessoas fossem atendidas por dia, mas um número bem maior do que esse foi ao local, o que gerou tumulto e muita aglomeração. Não eram poucas as pessoas que estavam sem máscaras.
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De acordo com o que fora planejado, as fichas de atendimento começariam a ser distribuídas às 6h e o atendimento aconteceria entre 8h e 12h. Mas as primeiras pessoas da fila começaram a chegar por volta das 4h. Exatamente às 7h22, os portões foram abertos.
O secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destacou que a sua equipe estava trabalhando em duas frentes para minimizar o problema. Primeiro, está desenvolvendo uma ação de sensibilização para que parte dos presentes deixem o atendimento para os dias seguintes. Outra parte estuda a possibilidade de ampliar um pouco o número de pessoas que serão atendidos nesta manhã.
O mutirão foi pensado para minimizar a alta demanda de pessoas que estão na fila de espera em busca desses documentos, depois que o serviço foi paralisado por cinco meses por causa da pandemia de coronavírus. Mas os organizadores da ação admitiram que não esperavam tanta gente atendendo a convocação já neste primeiro dia.
Ainda assim, ele disse que este número não poderá ser ampliado de forma exagerada, justamente por causa dos protocolos de segurança que têm que prever o distanciamento social entre as pessoas, o uso obrigatório de máscaras e a aferição de temperatura.
Tibério frisou também que já estuda a ampliação do mutirão. Inicialmente, ele duraria exatamente duas semanas e, assim, seria finalizado em 2 de outubro. Agora, essa data-limite deve ser jogada mais para a frente.
O mutirão acontece em paralelo à reabertura das casas da cidadania de João Pessoa, que acontecem a partir de amanhã. Nas casas da cidadania, no entanto, o atendimento precisa ser previamente agendado pela internet.