A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o Projeto Feira com saúde realizando testes rápidos para a detecção da covid-19, Hepatites e Sífilis. As ações ocorreram nas feiras livres dos bairros de Imaculada e Mario Andreazza. Ao todo, foram mais de 500 atendimentos.
As atividades ocorreram no domingo (20) e quatro pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Elas foram orientadas pelas equipes para a importância do recolhimento domiciliar e procurar uma unidade de saúde mais próximas.
Houve testagem da Sífilis e Hepatites B e C, mas nenhuma pessoa testada estava com algumas das enfermidades. Na ação, ainda houve a vacinação da H1N1, aferição da pressão arterial e glicemia.
Os feirantes e as pessoas foram orientadas sobre a importância do distanciamento e o uso de máscaras e outras medidas preventivas como forma de barrar a propagação do vírus. A intensificação de atividades da saúde em Bayeux foi uma determinação da prefeitura Luciene Gomes que afirmar que a saúde deverá está todos os dias mais próxima de todos.
Centro COVID
A Bayeux deverá ganhar em breve um Centro COVID. A ideia é fazer testagem itinerantes levando equipamentos para fazer um reteste nas pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus, mas que se recuperaram.
A finalidade é fazer um estudo de controle epidemiológico da doença em Bayeux e também analisar se há algum caso de reinfecção no município.