Neste sábado (24), começa o inquérito e investigação epidemiológica da população pessoense para identificação de pessoas sintomáticas. De acordo com informações, as atividades acontecem das 8h às 17h, em 62 bairros da cidade, com visitas domiciliares. Ao todo, 40 equipes de profissionais de saúde estarão realizando visitas em cerca de duas mil residências, que será realizada quinzenalmente, durante quatro sábados: nos dias 24 de outubro, 7 e 21 de novembro e 5 de dezembro. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde irá elaborar e divulgar o boletim com a avaliação dos dados consolidados.
De acordo com o sanitarista e gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel de Araújo Batista, a ação tem como objetivo proporcionar informações sobre a prevalência de casos de Covid-19 em João Pessoa. “De forma inédita, a busca ativa de casos sintomáticos tem como objetivo medir a circulação viral do momento atual. Com pesquisa sorológica é possível pegar informações de casos do passado. Com esse levantamento e a realização dos testes rápidos (IgM/IgG) e SWAB, poderemos avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus e, possibilita tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, destacou
Todos os profissionais envolvidos na ação estarão utilizando crachás de identificação e portando um documento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicando sobre o inquérito epidemiológico e, em casos de dúvidas ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938. “É importante que a população receba os profissionais de saúde e participem deste levantamento”, completou.
Atualmente, João Pessoa registra 33.345 de casos confirmados para Covid-19 e 856 óbitos pela doença. O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde pode ser acessado no Painel Covid-19, pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/3be82460176d4046b0c827d4d65e81a4.