A campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação foram prorrogadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba até o dia 20 de novembro. A finalidade é ampliar o período para que os municípios elaborem estratégias para ampliar o alcance das coberturas vacinais.
Conforme a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, a cobertura atual da Paraíba para a campanha contra a poliomielite é de 65,4%. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo. Ela informa que apenas 84 municípios estão com cobertura adequada. A faixa etária com a menor porcentagem é a de 3 anos. Até o momento, 154 mil crianças foram vacinadas, de um total de 234 mil, aproximadamente.
“Oitenta mil crianças faltam tomar a vacina contra a poliomielite. Estamos prorrogando a campanha para dar oportunidade para que aqueles pais e responsáveis que ainda não procuraram um serviço de saúde possam levar seus filhos para tomar a vacina e atualizar a caderneta de vacinação até o dia 20 de novembro”, pontua.
A decisão da prorrogação tomada pela SES foi realizada em acordo com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e é válida para todos os 223 municípios paraibanos.
A campanha contra a poliomielite tem como público-alvo crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para as que estão na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Já o público-alvo da campanha de multivacinação são as crianças e adolescentes menores de 15 anos.