Quase três milhões de eleitores paraibanos devem ir às urnas no próximo domingo (15) para escolher os próximos vereadores e prefeitos nos municípios do estado. Para evitar transtornos, é importante saber antes todos os detalhes para conseguir votar sem infringir nenhuma lei eleitoral do país.
Neste ano a Justiça Eleitoral fez recomendações inéditas diante de um cenário incomum como a pandemia do novo coronavírus, a começãr pela obrigação do uso de máscaras por todos os eleitores. Quem não estiver de máscara pode ser impedido de votar.
Também para evitar contágio por coronavírus, a Justiça Eleitoral recomenda que cada um tenha sua própria caneta. Caso o eleitor não leve, haverá uma para uso coletivo, e os mesários serão orientados a higienizá-las com álcool 70% antes e depois do uso.
O eleitor deve levar também um documento oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) e o título de eleitor ou o e-Título, aplicativo disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS ou Android. Também é possível confirmar no aplicativo o endereço do local de votação e informações sobre a situação eleitoral.
Segundo o Tribunal de Justiça Eleitoral, os locais de votação terão pontos marcados no chão com orientações sobre o distanciamento mínimo de um metro na fila para evitar que as pessoas se aproximem.
O que não pode
Segundo a legislação eleitoral, é proibido divulgar propaganda de partido político ou de candidatos no dia da votação e servidores da Justiça Eleitoral também não podem utilizar vestuário ou objeto com propaganda de partidos, coligação ou candidato.
Também são proibidos o uso de alto-falantes, comício, carreata e derrame de santinhos ou outro material impresso próximo aos locais de votação.
Já a manifestação individual com uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas pelos eleitores é permitida.
Como saber o local de votação
Além do aplicatico e-Título, no site do TSE também é possível consultar os números do título, da zona eleitoral e do endereço da seção de votação através do nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Clique aqui para consultar seu local de votação.
Como justificar o voto
Quem não comparecer às urnas nos dias 15 e 29 deste mês precisa justificar a ausência para não ter suspenso alguns direitos civis. O procedimento pode ser realizado através do aplicato e-Título ou preenchendo o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em qualquer seção eleitoral do país. Uma terceira opção é utilizar o Sistema Justifica do TSE.