Um protesto realizado por operadores de turismo deixou o trânsito lento na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (15). Diversos veículos de turismo fazem carreata com destino à Praça João Pessoa, onde fica localizado o Palácio do Governo.
Os operadores de turismo se queixam das medidas restritivas que dificultam a realização de passeios turísticos em João Pessoa, como a proibição de passeios de catamarã e proibição do uso de mesas e guarda-sóis na faixa de areia das praias.
De acordo com o presidente da Associação dos Catamarãs, Antônio Fernandes, o grupo defende que haja uma fiscalização mais intensa do cumprimento de medidas sanitárias, em vez do fechamento de serviços. Eles gostariam que houvesse diálogo antes da tomada de decisões tão duras. Além disso, o grupo questiona o que vão fazer as pessoas que não têm reservas financeiras para suprir suas famílias das necessidades básicas.
O protesto divide opiniões. O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Pablo Robério, por exemplo, afirmou que o sindicato não participa oficialmente da manifestação, mas liberou os afiliados para participarem individualmente caso queiram. ”Com a situação da pandemia, a gente não se sente seguro para pedir a abertura, então está indo para o protesto quem quiser, mas o sindicato não fez nenhuma recomendação”, comentou.