Volta a assombrar as taxas de lotação dos leitos de hospitais com casos de Covid-19 como um sinal de alerta para o avanço da doença na Paraíba. De acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, houve aumento expressivo da ocupação dos leitos hospitalares dedicados à Covid-19 nos últimos meses.
Segundo o secretário, são 398 leitos estaduais ativados só em 2021, sendo alcançados 1.234 leitos ativos para os cuidados à Covid-19 na Paraíba – na primeira quinzena de abril. Esse número é o maior desde o início da pandemia em março.
Atualmente a Paraíba dispõe de 1.234 leitos ativos para os cuidados à Covid-19 nos 20 centros de referência do Sistema Único de Saúde no estado. São 549 leitos de terapia intensiva e 685 leitos de enfermaria/UDC.
“As duas primeiras semanas de maio marcaram uma nova quebra desta tendência de redução das ocupações hospitalares na 1ª, 2ª e 3ª macrorregiões, com nova aceleração destas ocupações que vieram acompanhadas também de variação para mais da taxa estadual de transmissibilidade do novo coronavírus, de 0,98 para 1,01”, disse.
De acordo com a 25ª avaliação do Plano Novo Normal, 10 municípios paraibanos estão em bandeira vermelha, 153 em bandeira laranja e 60 com bandeira amarela, além de não haver nenhum em bandeira verde.
Beltrammi destaca que “nenhum leito hospitalar novo substitui a importância de cumprir as medidas de proteção à vida”, disse ao lembrar que o atual cenário é bastante preocupante, com a elevada circulação das variantes P1 e P2 na Paraíba. As novas variantes encurtam o intervalo de tempo entre o início da infecção e seus agravamentos.