A Prefeitura de João Pessoa mantém a disposição dos moradores da Capital diversos locais para a prática de esportes e profissionais capacitados para orientar e incentivar essa prática por meio de projetos como João Pessoa Vida Saudável (JPVS) e as Academias de Saúde.
De acordo com Gilliard Abrantes, gerente da Atenção Básica da Prefeitura, o projeto João Pessoa Vida Saudável e as Academias de Saúde integram a política de promoção a saúde do Programa de Atenção Básica do Município. O JPVS é ligado às secretarias municipais de Saúde e Educação, desenvolvido em mais de 20 praças da cidade – que possuem estrutura para a prática diária de atividades físicas, além de ginásios e nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Já as Academias da Saúde possuem equipamentos e espaços multiuso para atividades físicas individuais e coletivas. “Queremos ampliar as ações de combate ao sedentarismo, visto que na pandemia as pessoas não conseguiram realizar práticas corporais por estar o maior tempo em casa, ficando longe das atividades abertas”, informa Gilliard Abrantes.
Segundo Nicolas Travassos, coordenador do Projeto João Pessoa Vida Saudável, as atividades presenciais estão sendo realizadas em praticamente todas as praças, das 5h30 às 7h30, e, das 16h30 às 19h30. Para participar, basta entrar em contato com o profissional de educação física no local e fazer um cadastro.
Pandemia – Os protocolos de prevenção à disseminação da Covid-19, como uso constante da máscara, álcool em gel e distanciamento social, continuam sendo obrigatórios para as pessoas participarem das práticas esportivas ofertadas nos pólos do Vida Saudável e Academias da Saúde. É recomendado ainda que cada aluno leve sua garrafa de água para se hidratar durante a atividade. “A intenção do projeto é reduzir o número de doenças na população e a melhor forma é prevenir através do incentivo a prática de atividades físicas”, destaca Nicolas Travassos.
Promoção ao bem-estar – Segundo especialistas, a atividade física regular pode trazer diversos benefícios como a prevenção de doenças, melhoras na disposição física, no humor, além de fortalecer a musculatura do corpo.
Albanete Lima, médica da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Alto do Céu, integrada em Mandacaru, comenta que estudos mostram que pessoas sedentárias têm 32% a mais de chance de sentir ansiedade. Segundo ela, esse distúrbio se agravou bastante no período de pandemia e para piorar o cenário, pessoas com ansiedade, principalmente com sintomas somáticos, seriam menos propensas a pratica da atividade física.
“A prática de exercícios físicos leva o paciente a um ciclo de vida saudável, com evidências de melhoras para o sistema nervoso central, sono, relações interpessoais e humor. Portanto, a prática de atividade física regular, ao menos, três vezes por semana, em torno de 30 minutos por dia, funciona como excelente ferramenta terapêutica, podendo ser indicada mesmo para pacientes internados”.
Ellen Correia, educadora física, também defende a pratica da atividade física regular para melhorar a qualidade de vida no aspecto físico, como emocional e social. “A pessoa que pratica passa a ter mais força, resistência, melhora a parte neuromuscular, cardiorrespiratória e cognitiva, além das atividades coletivas estimularem o convívio com outras pessoas”, frisou.
A professora aposentada, Fátima Dias, de 69 anos de idade, participa do projeto João Pessoa Vida Saudável há muitos anos. Inicialmente na Praça Tiradentes, no bairro da Torre, e atualmente na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra. “Sempre fiz caminhada, porque meus exames dão alterações na diabetes e pressão alta e quando conheci o projeto me apaixonei. Vou quase todos os dias, bem cedinho”. Ela conta que o marido ficou preso a uma cama por mais de 15 anos em decorrência de um AVC e a caminhada ajudava a relaxar. “A atividade física faz bem para o corpo e a alma. Quando não vou, sinto muita falta”.
Academias da Saúde – contam com educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. São localizadas nos bairros do Ernesto Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro.
Polos do João Pessoa Vida Saudável:
Praça Lauro Wanderley – Funcionários I
Praça das Mangueiras – Alto do Mateus
Praça da Amizade – Rangel
Praça da Esperança – Gervásio Maia
Praça Dona Nalva – Costa e Silva
Praça do 15/Rua Coronel Estevão D`Avilla Lins – Cruz das Armas
Praça Manoel Pereira Júnior/Praça Bela – Funcionários II
Praça Erasmo Lucena – Cristo
Praça do Coqueiral – Mangabeira
Praça da Família – Mangabeira
Praça Soares Madruga – Valentina
Praça da Cultura/Alto do Céu – Mandacaru
Praça Assis Châteaubriant – 13 de Maio
Praça Onze – Jaguaribe
Praça Djalma Gomes da Fonseca/ Praça do Caju – Bessa
Praça Tiradentes/ Praça São Gonçalo – Torre
Praça Nossa Senhora da Paz – Castelo Branco
Praça da Paz – Bancários
Praça Jardim São Paulo – Bancários
Praça Alcides Carneiro – Manaíra
Praça da Gameleira/Largo da Gameleira – Tambaú