Para evitar erro durante o processo de vacinação contra Covid-19 como ocorreu de forma indevida no município de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, o secretário Executivo de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira Sousa Filho, informou que haverá equipes específicas para imunizar o público infantil. Segundo ele, os profissionais que irão vacinar as crianças serão diferentes da equipe dos adultos e pontuou a segurança na vacinação.
“Nós iremos colocar pontos específicos e separados de vacinação de criança e de adulto para não ter esse risco de troca de doses. Nós teremos a equipe que vacinará crianças, será uma equipe específica. Então só quem vacinar criança será um mesmo grupo de pessoas”, garantiu, em entrevista ao portal ClickPB, o secretário Luis Ferreira Sousa Filho, nesta segunda-feira (17).
O secretário pontuou ainda que os profissionais que irão imunizar as crianças não ficar dividindo o trabalho com as equipes do público adulto. “Ela [a equipe de vacinação] não vai vacinar ficar andando entre vacinar adultos e crianças. Ela vai ficar só no grupo infantil. E nós temos a separação logística também das doses infantis para que não haja o que aconteceu em Lucena. Aqui em João Pessoa na capital estritamente seguro, muito seguro vacinar o público infantil”, frisou.
No primeiro dia de vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos que tem comorbidades e deficiência permanente apenas 223 tomaram a primeira dose na Capital. Apesar do número considerado baixo, a ideia é expandir o número de locais, ou seja, indo aos pontos os as crianças fazem trazendo, para aumentar a vacinação. A expectativa é imunizar todo o primeiro grupo de crianças (com comorbidades e deficiências permanentes) ainda este mês.