A Prefeitura de João Pessoa segue vacinando todos os grupos prioritários contra a Influenza e contra o Sarampo. Ao todo são 203 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 96 Unidades de Saúde da Família, o Centro Municipal de Imunização (CMI), as Policlínicas de Mandacaru, Mangabeira e das Praia, que funcionam de segunda a sexta-feira, até as 16h.
“Nesta Campanha, além de estarmos aplicando as doses de Influenza e da Tríplice Viral, que previne contra o sarampo, na oportunidade, estamos também atualizando o cartão de vacina das crianças. Os pais não podem relaxar e devem monitorar a caderneta de vacina das crianças e dos adolescentes”, orientou Fernando Virgolino.
Para Influenza, a vacinação já foi ampliada para todos os grupos prioritários e, contra o sarampo, a campanha segue para trabalhadores da saúde e crianças a partir dos seis meses de idade e menores de 5 anos.
A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas de vacinação são um importante chamamento, para garantir uma ampla assistência preventiva e criar um bloqueio vacinal contra doenças que estão em circulação, e que podem agravar e evoluir para o óbito.
Grupos de risco
Fazem parte do grupo prioritário as pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade.
Além disso, também se enquadram as pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
Documentação
Para vacinação é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua.
Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.
Locais de vacinação
Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre;
- Das 8h às 16h
Unidades de Saúde da Família (USF);
- Das 7h às 11h e das 12h às 16h
Policlínicas Municipais de Saúde;
- Das 7h às 17h
De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa para se imunizar e atualizar o cartão de vacinação.