O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Geraldo Alckmin (PSB) lançaram neste sábado (7) a chapa em que os 2 concorrerão à Presidência da República em outubro deste ano.
O evento ocorreu em São Paulo e teve romance e clima de festa. Políticos de partidos aliados, representantes de movimentos sociais e celebridades participam da cerimônia. Antes do discurso de Lula, foi exibido um vídeo de artistas cantando a música de campanha passada do ex-presidente.
Candidato a vice na chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin discursou apenas por vídeo, na sexta-feira (6) ele foi diagnosticado com Covid-19. Tanto Lula quanto Alckmin, que eram adversários políticos, exaltaram a união. Em seu discurso, o petista citou uma frase do educador e filósofo Paulo Freire para justificar a parceria entre os dois. “Nunca me esqueço das palavras de Paulo Freire: ‘É preciso unir os divergentes para melhor enfrentar os antagônicos’”, ressaltou.
O ex-presidente disse que nem ele, nem Alckmin sabiam do discurso um do outro, mas que as duas falas tiveram o mesmo sentido pregado pelo patrono da Educação brasileira.
“Estamos pensando muito parecido”, disse Lula. Já o ex-governador, em sua fala, fez uma brincadeira. Apelidado de “chuchu”, em alusão a crítica de que é “um político meio sem gosto”, ele disse que Lula cai bem com chuchu e que espera que esse prato se torne um hit.