O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou, nesta quinta-feira (18), o tempo previsto de propaganda eleitoral para cada candidato à presidência da República nessas eleições de 2022. Os líderes das pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Lula (PT) e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), terão quase metade do horário eleitoral gratuito.
Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Leonardo Péricles (União Popular), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não terão nenhum tempo disponível. Além disso, o tempo de Pablo Marçal (Pros), que segue revogada pelo próprio partido, não foi considerado na contagem. Veja a o tempo de cada candidato:
- Ciro Gomes (PDT): 52 segundos por bloco;
- Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos por bloco;
- Jair Bolsonaro (PL): 2 minutos e 38 segundos por bloco;
- Lula (PT): 3 minutos e 39 segundos por bloco;
- Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos por bloco;
- Simone Tebet (MDB): 2 minutos e 20 segundos por bloco;
- Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos por bloco.
O tempo de cada candidato leva em consideração o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados. Nos casos de Bolsonaro, Lula e Tebet, que possuem coligações, o tempo de exibição aumenta ainda mais.
O TSE também realizou um sorteio para a ordem de apresentação das propagandas. No dia 26 de agosto, início das veiculações, Roberto Jefferson inicia, seguido por Soraya Thronicke, Felipe d’Avila, Lula, Simone Tebet, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. A ordem mudará diariamente, com o primeiro retornando ao fim da fila.
O horário eleitoral gratuito, tradicional em todas as épocas eleitoreiras do país, começa a partir do dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro, no primeiro turno. Na televisão, o primeiro bloco será veiculado às 13h e o segundo, às 20h30. No rádio, haverá um bloco às 7h da manhã e outro às 12h.