Vestígios de óleo foram encontrados em praias de nove cidades pernambucanas, neste domingo (28). Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), fragmentos chegaram também ao litoral da Paraíba. Os primeiros vestígios surgiram na quinta-feira (25).O monitoramento foi iniciado no sábado (27) e, nesta segunda-feira (29), as vistorias contarão com o apoio aéreo do Ibama, que realizará sobrevoo de análise da costa e do alto mar, segundo a Semas.
Na sexta-feira (26), a secretaria informou que tinha confirmado o aparecimento de óleo nas orlas de quatro cidades e investigava o caso de um quinto município. Ambientalistas apontam que o material que apareceu em 2022 seria diferente do óleo recolhido em 2019.
No boletim deste domingo (28), a Semas informou que foram coletados vestígios de óleo nos seguintes municípios: Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana.
Por causa do aparecimento do óleo, a Semas passou a monitorar o litoral pernambucano, em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil.
Por meio de nota, a Semas disse que as praias do Litoral Norte foram os lugares com maior volume de coleta de vestígios. De acordo com a secretaria, o material estava na faixa de areia “em pequenos fragmentos e em formato de bolotas”.
G1PE