A Polícia Civil da Paraíba deflagrou nesta sexta-feira (23), o ‘Dia D’ da operação VETUS III, que tem como objetivo combater a violência física, patrimonial, psicológica, sexual e institucional contra idosos. A expectativa é de até o fim do dia sejam cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão e medidas protetivas. A operação é coordenada nacionalmente pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação das polícias civis dos Estados e do Distrito Federal.
O trabalho, que acontece há cerca de quatro meses, já recebeu 601 denúncias de crimes contra idosos. Ainda segundo a Polícia Civil, houve atendimento a 480 vítimas (nas respectivas residências ou delegacias), além da instauração de 41 inquéritos policiais e elaboração de 25 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s).
As incursões também renderam 555 visitas/diligências, execução de 38 Medidas Protetivas de Urgência e prisão de 15 pessoas. As ações concentraram-se em 112 municípios paraibanos.
Histórico
A operação VETUS teve sua a versão realizada no final do ano de 2020. “Tendo sido planejada para fazer frente ao aumento do número de denúncias no canal Disque 100 de abusos contra a pessoa idosa, registradas durante o período de maior isolamento da pandemia do COVID-19”, informou. Os trabalhos são executados desde 22 de agosto deste ano, com ações preventivas e repressivas. O marco inicial aconteceu com a realização de uma palestra em 17 de agosto. Na ocasião, houve a participação presencial de 60 policiais civis e transmissão aberta ao público pelas redes sociais com orientações acerca do atendimento e acolhida humanizada à pessoa idosa, nas unidades de Polícia Civil, bem como a divulgação de diretrizes relacionadas à Operação Vetus III.
Operação no estado
Na Paraíba, a ação mobilizou a equipe da Coordenação Estadual da Operação, as 4 Superintendências Regionais de Polícia Civil (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira), as 24 Delegacias Seccionais de Polícia Civil, bem como a Coordenação das Delegacias Especializadas da Mulher, contando com a atuação de 120 policiais civis e 40 viaturas.