Profissionais da enfermagem estão realizando um protesto nesta sexta-feira (09) contra a decisão do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o pagamento do piso salarial de R$ 4.740,00 para enfermeiros, cuja lei foi aprovada pelo Congresso Nacional.
A categoria se reuniu no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, para pedir a revisão da decisão que atendeu a uma solicitação da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). O ministro suspendeu a medida pelo prazo de 60 dias para que os envolvidos encontrem soluções de garantia dos pagamentos.
O pagamento do pios deveria ter iniciado na última segunda-feira (5).
Com cartazes e palavras de ontem, a categoria prometeu “não desistir da luta pelo reconhecimento”. O protesto se soma a outros já realizados no país ao longo da semana, registrados em cidades como Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
O Plenário do STF inicia nesta sexta-feira, 9, o julgamento da liminar que suspendeu a Lei do Piso Nacional da Enfermagem, concedida ao setor privado da Saúde pelo ministro Luís Roberto Barroso.