O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto para a presidência da República contra 33% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Os dados constam em pesquisa eleitoral para o 1º turno divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Opinião.
Segundo o levantamento, Ciro Gomes (PDT) tem 7% das intenções de voto no 1º turno. Empatada tecnicamente com o pedetista está Simone Tebet (MDB), com 5%. Somaram 1% os candidatos Soraya Thronicke (União) e Felipe D’Avila (Novo).
A pesquisa eleitoral do Instituto Opinião mostra que Lula tem 49% dos votos válidos – excluindo brancos e nulos, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) totaliza a votação. Dessa forma, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário atual indica a possibilidade de vitória do petista no primeiro turno.
“O ex-presidente Lula mantém uma boa vantagem para o presidente Bolsonaro. O quadro está estável há semanas. Há uma chance de a eleição terminar no dia 2 de outubro, com vitória do PT. Mas no atual cenário, mesmo tendo um segundo turno, Lula mantém uma diferença confortável para Bolsonaro”, afirma o sociólogo Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião.
Segundo o instituto, em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria o atual presidente por 51% a 37%. Esse foi o único cenário de segundo turno estimado pela pesquisa eleitoral.
Pesquisa do Instituto
A pesquisa sobre intenções de voto para presidente da República, divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Opinião foi encomendada pelo Congresso em Foco. Foram ouvidas, por telefone, 2 mil pessoas, acima de 16 anos, em 114 municípios do Brasil.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando a margem, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09430/2022.