A campanha Papai Noel dos Correios foi prorrogada para segunda-feira (19), em toda a Paraíba. Além de João Pessoa, as cidades de Campina Grande, Cabedelo, Santa Luzia, Solânea, Sousa, Guarabira, São José de Piranhas e Patos ainda tem cartinhas físicas à disposição nos pontos de apadrinhamento. Também é possível adotar no formato online através do blog do Papai Noel dos Correios.
A campanha contempla cartas enviadas por crianças de até 10 anos e por pessoas com deficiência, nesse caso sem limite de idade.
Os Correios também fazem parceria com escolas públicas, por intermédio das secretarias estaduais ou municipais de Educação. Portanto, as escolas participantes são selecionadas por essas secretarias para enviarem cartas de crianças que estão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental até o 5º ano, independentemente da idade, e de crianças de creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Com a prorrogação, o padrinho ou a madrinha que ainda não puderam adotar uma cartinha e entregar o presente terão mais uma semana para poder realizar os sonhos de uma criança carente.
Adoção
Para quem fizer a adoção online, há o limite de 50 cartas. No entanto, não há, ainda, como fazer essa adoção na Paraíba. A pessoa poderá cancelar suas adoções a qualquer momento, dentro do período de campanha na internet. Tanto o cancelamento quanto a troca das cartas são permitidos.
É possível, também, apadrinhar mais cartas, mas em caso de desistência e não devolução, as cartas não poderão ser adotadas por outro padrinho. Ainda, como forma de proteger a criança e sua privacidade, os Correios não divulgam os dados de localização da criança. Então, não é possível o contato pessoal com o padrinho.
Entrega dos presentes
A entrega deverá ser feita, preferencialmente, no mesmo local onde o padrinho adotou a cartinha física, ou no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog.
Para identificação do presente, afixar o cabeçalho da carta no presente com o campo reservado ao padrinho devidamente preenchido. O número da carta na embalagem dos presentes identificará a carta adotada.
O presente deve estar devidamente acondicionado, em caixa de papelão com plástico bolha ou papel picado, quando necessário, e embalado com papel resistente para não haver dano ao conteúdo quando transportado, e para facilitar a leitura das etiquetas nas máquinas de triagem dos Correios, contribuindo, assim, para agilizar o processo de entrega.
Caso os presentes não possam ser entregues em razão de endereço insuficiente, incorreto ou mudança de destinatário, entre outros motivos, eles serão doados pelos Correios a instituições sem fins lucrativos.