Depois de dois anos sem realizar a festividade tradicional da Rainha do Mar por causa da pandemia da Covid-19, a 57ª edição da Festa de Iemanjá acontece nesta quinta-feira (8), a partir das 19h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. A estimativa é de que mais de 200 mil pessoas prestigiem o evento.
Um dos organizadores da festa, o representante da Federação de Cultos Africanos (FCAB-PB), Elialdo Silva, explicou que a celebração que já faz parte do calendário do estado traz o tema do combate a intolerância religiosa, “unir os fiéis com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira”, disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (7), como acompanhou o ClickPB.
O evento tem início às 16h, quando uma caminhada vai sair do Palácio de Xangô, no bairro de Cruz das Armas, guiada por pai Gilberto, que conduz a caminhada já há muitos anos até o Busto de Tamandaré. A chegada é prevista por volta das 20h.
Durante a concentração, será feito um louvor aos orixás, pedindo permissão para saírem às ruas. Será uma grande caminhada, às 16h, com destino ao Busto de Tamandaré, onde haverá um palanque montado no local para receber a todos, inclusive aqueles que participam de terreiros de outras cidades.
Durante o percurso, os fiéis serão acompanhados por um trio elétrico com o grupo As Baianas, além da exposição de alegorias com adeptos das religiões afros, representando os Orixás, em forma de homenagem.
No Busto de Tamandaré, será feita a apresentação de todos os orixás representados pelos fiéis que vão caracterizados e logo após as oferendas que são feitas na entrega dos presentes os quais são colocados num barco para serem levados ao alto mar.
Carreata em Cabedelo
A festa acontecerá por meio de uma carreata que sairá, às 15h, da quadra do Renascer com destino à Praia Formosa, no conhecido monumento a Nossa Senhora dos Navegantes, onde ocorrerá a gira na praia e a entrega dos presentes à Rainha do Mar.